Depois de deixar o trânsito da avenida T63 em um inferno, a prefeitura resolveu acrescentar ao cartão postal da cidade mais uma filial de arrecadação de multas, dessa vez as escolhidas para a malandragem do Paço são as avenidas T7 e T9, onde o caos já está instalado há vários anos.
O único propósito plausível é a arrecadação, essas avenidas não comportam apenas duas pistas de rolagem para os veículos particulares, falta de dinheiro? Não, falta de criatividade e quem sabe de inteligência.
Não precisa de grana para palear o trânsito de Goiânia, falta competência e gerenciamento, mas a prefeitura até nisso copia o governador, onde paga apoios políticos com cargos e quem sofre é o cidadão. Algumas maneiras para melhorar o trânsito de Goiânia seria:
1) Proibir trânsito de caminhões de entrega nas principais avenidas e ruas de da capital das 8 as 18 horas, liberar essas entregas no período noturno, assim além de desafogar o trânsito, com certeza abriria novos postos de emprego para trabalharem nesses locais que receberiam essas mercadorias de noite.
2) Repartições públicas, tanto da prefeitura como do estado tendo seu horário de inicio dos trabalhos uma hora após do comércio e serviços e o término uma hora após, isso aliviaria o tráfego nos horários de pico e seria uma espécie de revezamento.
3) Reparos e manutenção das vias públicas e serviços como energia, água e esgoto seriam feitos no período noturno, isso inclui caminhões pipas que usam horários de pico para aguar praças. Salvo esses serviços se for caso de urgência.
4) Sincronizar os semáforos nas avenidas principais e eliminar de vez a conversão a esquerda e retornos, isso diminuiria os tempos dos faros de 3 pra 2 na maioria deles e no lugar da conversão a esquerda o looping de quadra que com educação e campanhas facilmente é adotado pelo usuário.
5) Dar mobilidade e agilidade aos serviços de pericia de trânsito, treinar policiais de trânsito e agentes para assim que ocorra um acidente, fotografe e desobstrua a via para esperar a pericia.
6) Evitar as chamadas Blitz das policias e companhia de trânsito em horários de pico e em vias com pouco poder de escoação.
7) Sincronizar trabalhadores em suas áreas residenciais ou mais próximo possível de seu trabalho, isso inclui repartições públicas, dessa forma vai evitar o tráfego de pessoas que trabalham em uma empresa distante de sua residência e a acomodaria em uma filial mais próxima.
Ou seja, não é preciso ser urbanista ou engenheiro de tráfego pra dar sugestões ou ideias, basta o poder público ouvir o cidadão e com certeza as coisas vão se acomodando, o que não pode é ditar regras e normas sem pedir a opinião do povo, isso foi a causa de acabarem com a avenida 85 e Anhanguera e o comerciante sabe disso.
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