quarta-feira, 15 de abril de 2015

Novo concurso para PM/GO soa como retaliação de Perillo aos 1.421 concursados que aguardam nomeações.

Apesar da existência de 1.421 concursados aptos ao ingresso imediato na Polícia Militar de Goiás, o Governador do Estado, Marconi Perillo (PSDB), anunciou que fará novo concurso público para provimento das vagas que serão abertas com a saída dos soldados temporários do SIMVE das ruas do estado. Segundo o Governador, o concurso contemplará 1400 vagas para soldados policiais militares e 1100 vagas para administrativos. Com o novo certame o Estado pretende criar a figura do soldado militar de 3ª classe, com salário inicial de aproximadamente R$ 1.842,00, o que representa algo em torno de 60% do que ganha um soldado da PM/GO hoje. A insistência de Marconi Perillo em promover novo concurso, quando poderia perfeitamente aproveitar o contingente classificado no último certame da PM/GO, soa como retaliação ao grupo dos chamados "Concursados", os quais lutam desde a implantação do SIMVE por suas convocações. É possível que a intenção do governo goiano, de realizar novo pleito e não convocar os remanescentes do concurso anterior, já nasça morta do ponto de vista legal. Jusrisprudência pacificada do STF aduz que "se durante o prazo de validade do certame forem realizadas nomeações em caráter precário - contratação de comissionados ou temporários, por exemplo - para exercerem as mesmas funções dos candidatos aprovados em concurso, estará configurada a preterição e os concursados aprovados terão direito a serem convocados nas vagas ocupadas precariamente". Não obstante o cumprimento da norma legal, Marconi Perillo evitaria gastos desnecessários com a promoção de novo concurso e ainda poderia suprir, com maior efetividade e menor tempo, a ausência de policiais nas ruas do estado. Embora o governo alegue que os concursados que aguardam nomeações não foram aprovados, o Ministério Público de Goiás e o próprio STF, quando da declaração de inconstitucionalidade do SIMVE, declararam o contrário, dando parecer favorável à contratação desses concursados. Novo concurso para provimentos das vagas abertas pela inconstitucionalidade do SIMVE, além de incoerência, fere os princípios da economicidade e da legalidade.

29 comentários :

  1. Além disso, ao anunciar corte nos gastos Públicos, ao suspender todos os Concursos previstos para este ano, e anunciar Concurso para PM GO, tendo aprovados, que poderiam trazer economia ao Estado, pois é meio contraditório pois, este dispensará recursos para bancos de hora do atual Efetivo, enquanto poderia noc convocar, e almentar o quadro da corporação em tempo recorde, pois 6 meses estaremos atuando nas ruas, a População deve saber que ele abrindo Concurso, estes estarão nas ruas em meados de 2016 e até lá, ficaremos a mercê dos bandidos, ele não pensa na População, apenas em seu ego? Soa como uma afronta aos Concursados, assim, Ferindo um princípio Implícito na CF88 no ART37, Princípio da Imparcialidade, logo, não há Imparcialidade nos atos do Governador, mas Birra em não querer demonstrar derrota, ou que esteja errado!!! opopular.com.br/editorias/politica/giro-1.145054/marconi-manda-suspender-concursos-1.816117 … http://g1.globo.com/goias/noticia/2015/04/governador-determina-concurso-para-preencher-15-mil-vagas-na-pm-de-go.html … contradições em dizer tentar economizar!!!

    ResponderExcluir
  2. E os aprovados do concurso de 2012 que estão no cadastro de reserva, onde o governador prorrogou o concurso até novembro de 2015, pergunto eu porque não aproveita - los! Sendo assim fazer jus ao princípio da economicidade! Vai entender esse governo!

    ResponderExcluir
  3. Esse Governador não pensa na população? todos os dias, há baixas na PM, quer por aposentadoria, invalidez, quer por férias, ou atestados, será que ele não vê que com essa birra, nosso Estado será pior que todos os Estados da Federação? Mancha que nenhum Governo quer ter, ainda mais, com o STF, reconhecendo que os Excedentes podem ingressar, ainda mais que o MP chamou-o para um TAC e o Governo rejeitou, vergonha Governador, Governe para o Povo, não para seu Reinado!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela matéria, ate que em fim alguém que enxerga as ilegalidades desse governo que acha que é o dono do Estado de Goiás.

    ResponderExcluir
  5. 1421 Aprovados PMGO com nome já publicados em Diário Oficial, apenas aguardando a convocação!!! E o Governo prefere abertura de novo edital... É brincadeira mesmo vio... verdadeiro descaso uma vez que o mesmo prometeu em campanha política "principalmente convocar os exedentes do último concurso da PMGO "!

    ResponderExcluir
  6. Que a População entenda, Existem aprovados e Aptos em todas as fazes do Concurso para o Estado de GO, gastaram horrores com tudo, além de viagens e hotéis para dormirem, após fazerem tudo, o Governo lança um projeto de Lei, aprovado em tempo recorde, o qual foi julgado Inconstitucional pela ADI5163, agora, ao invés de manter a Imparcialidade e convocar os Excedentes que passaram com nota superior a anunciada no Edital regular, o que traria uma Economia e celeridade a proteção da População, prefere abrir um outro Edital, que gastará tempo e dinheiro Público com bancas etc... e que só atuarão nas ruas, meados de 2016, desrespeitando toda a população de GO, por favor, respeite a População e faça o TAC com o MP, convoque logo esses rapazes e abre outro Concurso sem inventar moda senhor Governador, nós pagamos em dias nossos impostos, que pagam seu salário, então, merecemos respeito e Segurança acima de tudo!!!

    ResponderExcluir
  7. O estado de Goiás é uma vergonha nacional! Toda que o STF vai julgar alguma ação do Estado de Goiás, a cara dos goianos queimam de vergonha de morar em um Estado onde governantes não respeitam a CF/88 e nem as leis. Vergonha é um governo passar por cima do interesse da população e achar que é o dono do Estado! Simve foi uma tentativa frustrada de terceirizar a segurança pública de Goiás. Quanto a não chamar os aprovados do último concurso, isso só mostra o descaso com a população que vive a mercê de bandidos.

    ResponderExcluir
  8. Governador respeita o povo que sofre com a violência, os aprovados do último concurso devem ser chamados com urgência já que o SIMVE foi declarado inconstitucional, daqui 6 meses já estariam atuando nas ruas no Estagio.Esta previsto na CF/88 todo cidadão tem direito a SAÚDE,EDUCAÇÃO E SEG.PÚBLICA.

    ResponderExcluir
  9. A "Segurança Pública" do Estado está jogada, largada e sem gestão, isso é um absurdo.

    ResponderExcluir
  10. Enquanto o Governador brinca com a População, que está a mercê dos bandidos, os bandidos deitam e rolam, pense na População, Governador, deixe seu Ego para traz, o Povo merece respeito!!!

    ResponderExcluir
  11. A população clama por polícia efetiva rapidamente! Chamar os aprovados é o melhor caminho...

    ResponderExcluir
  12. É importante ressaltar quê, não existe, no âmbito legal do Estado de Goiás, o cargo de soldado de 3ª classe. Caso o edital seja lançado para preenchimento de vagas para o cargo de soldado de 3ª classe, sem que antes seja alterada a lei que trata da carreira de policial militar no Estado de Goiás, o concurso já nascerá nulo, e sem possibilidade de convalidação.

    ResponderExcluir
  13. Mais uma vez, este governador vai fazer uma lambança na Lei Orçamentária Anual ( LOA ) do Goiás. Pois este salário da PM do qual abrira, deve ser de nível médio ou fundamental, não devendo cair na prova objetiva as matérias essenciais para os policias como, Noções de Direito Penal, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Penal Militar, Legislação Extravagante, Língua Portuguesa, Realidade Étnica, Social, Histórica, Geográfica, Cultural, Política e Econômica do Estado de Goiás, e ainda fala que todos os excedentes ainda com notas acima de 70% não estão aptos, sendo que o nível de corte foi de 54% para o Goiás e para o entorno foi de 56%, que porcaria de policial o Goiás que adotar !!!!! , leigos na lei !!!, ou afligir-se com quem realmente sabe de seus diritos e lutão para mudar. Marconi Ferreira Perillo Júnior, vejo seu perfil no Wikipedia, e tenho certeza que seu forte no conhecimento jurídico não e muita coisa, se o senhor não sabe governa, aprenda a pelo menos escultar o clamor do povo. Marconi Perillo Na década de 80, ingressou em três cursos universitários, porém não os concluiu: 1980, Ciências Sociais, na Universidade Federal de Goiás;
    1982, Engenharia Industrial Mecânica, na Universidade Brás Cubas (Mogi das Cruzes);
    1985, Direito na Universidade Católica de Goiás.

    ResponderExcluir
  14. Por causa de 1 milhares padeceram, o governador Marconi insiste passar por cima da lei e da moralidade. Concurso em Goiás não é respeitado, temos que recorrer à justiça para que nossos direitos sejam assegurados,no entanto, percebemos que até o judiciário no goias é assediado pelo governo para satisfazer seus intereses. Mas temos fé em deus e na justiça dos homens, por que a causa é legal e justa.A violência de agora em diante vai explodir, com a saída de 2500 temporário o governo NÃO tem como suprir o deficit na segurança! Muitas vidas estão nas mãos do governador Marconi Perilo, lembrando que o mesmo disse "esse ANO SERÁ O ANO DA SEGURANÇA."

    ResponderExcluir
  15. Governador pegue o exemplo do governador do DF, que tem menos habitantes do que no Estado de goias um contigente muito maior formaram duas turmas mais de 900 excedentes!!! É diferente um governador q pensa na segurança da populaçao.
    Lembro pefeitamente um debate seu com o adversario na campanha o senhor falou auto e bom som q o ano de.2015 seria o ano da segurança que principalmente chamaria os concursados excedentes da pmgo honre pelo menos suas palavras.
    1421 aprovados esperando para contribuir com o nosso estado, pensem nesses candidatos que gastaram o q tinha e o que para fazer todas as fases e serem descartados dessa forma, sendo q em 6meses ja estariam contribuindo com nossa segurança.

    ResponderExcluir
  16. Parabéns sr. Governador!!
    Só acho que os excedentes deveriam estudar mais para o próximo concurso, quem passou no último concurso ja foram todos chamados inclusive eu!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. goo.gl/4Aiyq6

      IV – O direito à nomeação também se estende ao candidato aprovado fora do número de vagas previstas no edital na hipótese em que surgirem novas vagas no prazo de validade do concurso. Precedentes.

      Excluir
    2. Eu mudo de nome se você for um concursado. Nós tivemos diversas reuniões e debates no decorrer desses últimos dois anos, vc acha mesmo que os concursados não estiveram ao nosso lado. Abaixa a bola aí ô simveano oportunista

      Excluir
  17. O Governador não vai chamar excedentes, que na minha humilde opinião estão eliminados do concurso, porque o salário de soldado de 2º classe está hoje na casa dos R$ 4.500,00 e o Governo está quebrado. Essa "sugestão" de contratar o soldado de 3ª classe partiu da própria PM, uma vez que é melhor ter alguns soldados ganhando menos, do que nenhum. E o Governo precisa pagar o aumento prometido aos policiais efetivos. Façam as contas, da onde sairia esse dinheiro se ele chamasse 1.220 Al Sd recebendo mais de 4mil reais?
    Entendo que os excedentes deveriam esquecer isso e ir estudar. No edital inicial o cadastro de reserva era de 10% do número de vagas, e quem fez o concurso teve que aceitar isso. Depois esse cadastro ainda foi aumentado para 50% do número de vagas. Todos foram chamados. Quem tá reclamando ainda ou é mal intencionado, ou muito burro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. passou nada amigo .... e outra de lei vc não entende nada ! Pra começo de conversa , recentemente o DF formou 900 policiais EXCEDENTES do ultimo concurso do qual vários que passou no goiás pediu baixa e foi pro DF .... E NÃO FOI SO AQUI NO DF NÃO ... O estado pode e deve , e obrigação dele ta na lei .... MAIS NÃO NOS PRINCIPIOS DO GOVERNADOR QUE DEVERIA DEIXAR O CARGO POR SER INCOPETENTE GOIAS NÃO E DELE E DO POVO !!!

      Excluir
    2. Burro é você, que nem sabe do que está falando. Em primeiro lugar, o CR era composto por 10% do número de APROVADOS, um exemplo, na região metropolitana de Goiânia, foram aprovados 2100 candidatos, logo, esse cadastro reserva seria de 210 vagas, ou seja, além das 586 do edital, haveria mais 210 de C.R. Quando foi proposto o TAC para que se derrubasse esse limite percentual, a PGE propôs estendê-lo para 50%, porém, na hora de estendê-lo, o alterou para 50% DAS VAGAS. Daí usemos novamente a RMG, eram 586 vagas, divida por 2 dará 293 vagas. Ou seja, de 210 que era anteriormente, mudou somente para 293. O governo fez uma manobra matemática para conseguir convocar o mínimo possível de soldados efetivos pois o governo queria colocar apenas SIMVE na PMGO pelos próximos 4 anos. Não era a intenção do Marconi fazer concurso pelos próximos 4 anos. Daí você me vem falando: "Ah, melhor ter soldado ganhando 1220 R$" Tá bom, seu tapado, com policiais se aposentando e saindo da corporação anualmente e sem reposição do quadro, na hora que o SIMVE caísse, a PMGO ficaria com muito menos do que o efetivo mínimo, como já está pois atualmente há apenas pouco mais de 10 mil policiais na PMGO sendo que deveriam estar caminhando rumo aos 30 mil. Tapado de uma figa. Ninguém aqui é oportunista não, oportunista foram vocês do SIMVE que entraram por um processo seletivo simplificado que não cobrava nem língua portuguesa e acreditavam em balela de Major Jubé falando que iria efetivá-los. Largue mão de ser hipócrita, rapaz.

      Excluir
  18. goo.gl/4Aiyq6

    IV – O direito à nomeação também se estende ao candidato aprovado fora do número de vagas previstas no edital na hipótese em que surgirem novas vagas no prazo de validade do concurso. Precedentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foram aprovados, mas não para soldados 3 classe kkk... manobra do Perilo

      Excluir
    2. Foram aprovados, mas não para soldados 3 classe kkk... manobra do Perilo

      Excluir
  19. Concurso de nível superior com salário de R$1.800,00 kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  20. Cadastro reserva não significa efetivação parem de chororô e vão estudar pra não ficar na reserva desta vez.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Significa quando a administração demonstra, por meio de contratação temporária, que necessita do preenchimento de mais vagas do quadro de pessoal. Significa quando um governo cria três mil vagas pra soldado de segunda classe e forma apenas 886. Nós estudamos e passamos em um concurso extremamente complexo. Ao contrário de vc que fez uma provinha que não tinha nem português. Baixa a bola aí ô simveano oportunista.

      Excluir
  21. sera que neste ano de 2016,o governador vai realizar o concurso ainda,mesmo chamando os aprovados?

    ResponderExcluir
  22. sera que neste ano de 2016,o governador vai realizar o concurso ainda,mesmo chamando os aprovados?

    ResponderExcluir