quarta-feira, 13 de maio de 2015

Justiça quebra sigilo da JBS/Friboi e perdão fiscal concedido à empresa pode ser cancelado.

A pedido do Ministério Público Estadual, o juiz da 2ª Vara Pública Estadual, Dr. Eduardo Machado, autorizou a quebra do sigilo fiscal da holding JBS, administradora da marca Friboi, da família do ex-pré candidato ao governo de Goiás pelo PMDB, José Batista Júnior, o Júnior Friboi. A medida, pleiteada pela promotora de justiça Leila Maria, faz parte de processo investigatório de ilegalidade do perdão fiscal de mais de R$ 1 bilhão concedidos a empresa JBS no final do ano passado pelo Governador Marconi Perillo. A empresa devia cerca de R$ 1,5 bilhão de ICMS apurados e não pagos, quando em 22 de dezembro de 2014 o governo enviou à Assembleia Legislativa projeto de lei que proporcionou à Friboi a quitação dos débitos com descontos de quase 80%, com pagamento à vista de pouco mais de 10% e o restante parcelado em 60 meses. O PSOL entendeu que pudesse ter havido ilegalidade no ato do governador e acionou o MP/GO. A Lei editada por Perillo e que beneficiou a empresa Friboi foi publicada em 26 de dezembro e vigorou por apenas 5 dias. O Ministério Público havia solicitado explicações da SEFAZ/GO, mas as informações foram negadas. No despacho, o Juiz assevera que "a remissão de tamanha vultuosa quantia é desproporcional e impensável no atual momento financeiro vivido pelo estado". A promotora diz que a quebra de sigilo fiscal da JBS visa instrumentalizar o MP/GO para a propositura de eventual ação civil pública para a remissão do perdão fiscal concedido à Friboi, além de possível ação de improbidade administrativa, caso seja constatada a ilegalidade do ato do senhor governador.

O ex-pré candidato ao governo pelo PMDB, Júnior Friboi, apoiou publicamente o então candidato do PSDB ao Palácio das Esmeraldas, Marconi Perillo, na eleição majoritária de 2014, em detrimento do candidato do partido Iris Rezende. Por conta disso, Friboi responde a processo no Conselho de Ética do PMDB e sua expulsão é dada como certa.  

5 comentários :

  1. Se tem coisa errada, acho justo rolar investigação, mas... a JBS não foi a única a aderir ao programa. O mesmo foi aderido por quase 17 mil empresas com débito no estado, então... deviam investigar a todos, não?

    ResponderExcluir
  2. Quebra de sigilo pq a empresa aderiu ao programa do estado?? As outras empresas também serão investigadas? Só eu acho isso estranho??

    ResponderExcluir
  3. Ué, mas não é um Programa aberto á TODAS as empresas? Como assim quebra de sigilo? Isso será feito com todos outros mil contribuintes?

    ResponderExcluir
  4. Não entendi por que essa perseguição a JBS, pelo que eu saiba todas as empresas podem participar deste programa, as grandes e as pequenas.

    ResponderExcluir
  5. Programas desse tipo existem no estado de Goiás há anos, gente. E muitas empresas, muitas mesmo, já usaram ele. Por que vão investigar só uma? Façam uma investigação decente, então, com TODAS. Essa seletividade não tá cheirando bem.

    ResponderExcluir