quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Brasileiro condenado à morte na Indonésia será executado no sábado.

Marco Archer (à direita) espera execução na Indonésia

O brasileiro Marco Archer Cardoso Moreira, 53 anos, condenado em 2004 a pena de morte na indonésia por tráfico de drogas, será executado na noite do próximo sábado, 17/01, horário local (meio da tarde, horário de Brasília), segundo reportagem da Folha de São Paulo. Marco foi preso no Aeroporto de Jacarta, Capital da Indonésia, em 2003 quando tentava entrar no país com 13,4kg de cocaína escondidos nos tubos de sua asa delta e em 2004 foi sentenciado à morte. Archer teve negado todos os seus recursos, inclusive o pedido de clemência feito ao Presidente do país, Joko Widodo, que assumiu em 2014 com um forte discurso contra o tráfico de Drogas. Segundo o advogado de Marco, Utomo Karim, que esteve com ele na noite da última quarta, o brasileiro está em estado de choque, triste e com medo. O defensor disse ainda que o Governo brasileiro enviou uma carta à Indonésia pedindo que Moreira fosse extraditado e cumprisse pena no Brasil, mas ele já havia sido transferido para a prisão onde está isolado e não havia mais tempo para manobras legais. Na Indonésia a execução se dá por um pelotão de fuzilamento e o condenado pode escolher por ficar em pé, sentado ou deitado. Se de fato ocorrer o fuzilamento, Marco será o primeiro brasileiro a ser executado no exterior.

Um comentário :

  1. Bom... gostaria de saber a opinião dos amigs Van Rhyan Vasconcelos Manoel Neto e Emanuel Junior sobre o fato. E o que a presidente deveria fazer? Dilma deveria intervir diante do presidente indonésio para evitar a morte? Ou a Dilma fica na dela quieta? O que os amigos preferem? Criticar a Dilma por TER FEITO ou NÃO TER FEITO nada?

    Devemos lembrar que o presidente local tem o apoio para a morte de traficantes. E aqui no Brasil temos leis que não favorecem a nós, pessoas honestas e trabalhadoras. Leis estas que são feitas por um congresso arregrado ao crime muitas vezes organizado.

    Ah, antes que eu me esqueça... quero a opinião sobre o fato da execução e o fato do meu comentário. E não vamos a ferro e fogo até porque a amizade em primeiro lugar.

    Não posso deixar fora desta discussão o Weuller Rogerio P. Faria... aguardando...

    ResponderExcluir